Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional(PCMSO), foi criado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, e tornado obrigatório para todas as empresas que tenham empregados registrados independentemente do seu tamanho ou do seu risco ocupacional.

Risco Ocupacional – São fatores que podem comprometer a saúde do trabalhador ligados ao trabalho. Os riscos ocupacionais podem ser riscos específicos e inespecíficos.
Os riscos ocupacionais são divididos em Riscos Físicos(Calor, Ruído e Umidade); Riscos Químicos(Contatos com produtos químicos como derivados do petróleo, chumbo, cromo e fumos metálicos) e Riscos Biológicos(fungos, bactérias, medicamentos e hormônios). Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional(PCMSO) monitora e releva os riscos ocupacionais específicos apesar de considerar importantes os riscos ocupacionais inespecíficos.

Para efeito do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional(PCMSO) as empresas são dividas pelos riscos ocupacionais que apresentam: assim uma empresa pode não apresentar nenhum risco ocupacionais(grau de risco 1 e 2) ou um ou mais riscos ocupacionais(grau de risco 3 e 4). Reiteramos que nesse caso estamos considerando apenas os riscos ocupacinais específicos conforme a orientação da 7ª Norma Regulamentadora(NR7).

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional(PCMSO) é um conjunto de medidas na área médica ocupacional que visa basicamente prevenir a ocorrência de doenças profissionais ou doenças ligadas ao trabalho. Assim, por exemplo, trabalhadores expostos a um ambiente de trabalho com ruídos acima de níveis de pressão sonora permitido pela lei vigente alêm de usar o equipamento de proteção individual, no caso tampão auricular, durante a sua jornada de trabalho na empresa, tem também de fazer exame clínico e de audiometria tona na admissão, repetir o exame 180 dias após a admissão, no exame médico periódico anual e fazer novamente o exame de audiometria na demissão. Em se constatando perda auditica por exposição ao ruído medidas médicas e previdenciárias devem ser adotadas para cada caso

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

× Como posso te ajudar?